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DICAS IMPORTANTES ANTES DA COMPRA OU TROCA |
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QUAL É O SEU PERFIL?
O que é mais importante na embarcação que deseja adquirir?
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Esportes Aquáticos (Open) |
Exemplos
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Miami 19 |
Real Eagle 18 |
Cobra Marbela 22 |
Bali 18 |
Focker 18 |
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As Open são embarcações leves e ideais para esportes aquáticos como wakeboard, banana,
parasail, ski entre outros, é aquela que apresenta:
- Boa manobrabilidade e agilidade de comandos.
- Motorização adequada com potência suficiente e respostas rápidas, preferencialmente motores a gasolina por serem leves para a potência exigida e apresentarem uma resposta muito mais rápida do que os motores a diesel em arranque e aceleração.
- O tamanho ideal está entre 18 a 26 pés por proporcionarem raios menores em curvas mais fechadas.
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Pescaria Costeira e mergulho |
Exemplos
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Carbrasmar 25 UB |
Sedna Fighter 36 UB |
Rio Star 28 UB |
Fishing 32 UB |
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Na pescaria costeira com linha ou mergulho livre você pode utilizar qualquer embarcação, desde barcos de alumínio, botes infláveis, traineiras de madeira ou lanchas abertas, mas, se você quer ter um equipamento mais adequado que lhe permita maiores distâncias com maior segurança, rapidez e mobilidade à bordo opta por uma lancha UB (Utility boat).
Utility boats são utilizados quase em todo o mundo para pesca e mergulho costeiro por sua enorme praticidade de utilização.
As lanchas UB são projetadas visando a facilidade de movimentação de cockpit, normalmente com o comando montado no centro mantendo as passagens laterais livres. São lanchas que aproveitam o espaço para facilitar o acesso a qualquer ponto do costado com rapidez. Suas características principais são:
- Boa manobrabilidade e agilidade de comandos.
- Livre movimentação com acesso a todos os pontos do costado.
- Pouco calado permitindo navegar em aguas mais rasas.
- Boa posição de comando, abrigado de chuva e sol normalmente por um Ttop (teto fixo) que protege os instrumentos de painel e de navegação.
- Pode ou não ter uma capota retrátil de popa ou proa para minimizar o sol que pode ser armada quando estiver fundeada pescando.
- O tamanho ideal depende somente de quanto estiver disposto a investir mas, as mais fabricadas pelo mundo estão entre 22 e 38 pés.
- As maiores tipo 28 pés para cima normalmente contam com um banheiro instalado abaixo da estação de comando com porta de entrada lateral, o que aumenta o nível de conforto a bordo e quando contam com 2 motores podem ser utilizadas em pescarias de alto mar com muita eficiência.
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Navegação costeira diurna com pernoites eventuais (Day Cruiser) |
Exemplos
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Phantom 29 open cruiser |
Cougar 42 off shore |
Excalibur 39 off shore |
Bayliner 40 open cruiser |
Cranchi 34 open cruiser |
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Aqueles que tem preferência para fazer passeios diurnos do tipo bate-volta, escolhe as modelos Off Shore ou Open Cruiser pela rapidêz de locomoção e a versatilidade no manuseio da embarcação.
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As embarcações Off Shore tem acomodações suficientes para promover o confôrto relativo a uma embarcação cujo primeiro ponto forte é a velocidade.
Por projeto, essas lanchas só apresentam um bom desempenho de navegabilidade a partir de uma determinada velocidade portanto, em condição de mar ruim podem apresentar maior desconforto para seus ocupantes e um maior consumo na navegação em menores velocidades.
Naturalmente o confôrto oferecido nas lanchas off shore é diretamente proporcional ao tamanho, existindo lanchas de 28 pés a mais de 130 pés nessa categoria.
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As Open Cruiser, são lanchas de cockpit aberto como as off shore mas sem ter a característica de velocidade como ponto principal.
Normalmente são lanchas que apresentam um bom equilibrio entre o desempenho e o confôrto a bordo. Ideais para famílias que apreciam viagens rápidas com um maior confôrto nos pernoites eventuais.
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A navegação com previsão de pernoites eventuais pode ser efetuada com qualquer embarcação que tenha um mínimo de confôrto para seus tripulantes tais como local para dormir, para preparo de refeições, banheiro, reserva de água doce, e baterias de serviço para a iluminação noturna.
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Navegação costeira com pernoites (Cruiser) |
Exemplos
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Technema 54 |
Carbrasmar 71 |
Sedna Fighter 50 |
440 Full |
Sedna Fighter 32 |
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Para quem quer confôrto aliado à velocidade como já dito, as Off Shore ou Open Cruisers de grande tamanho
são boas opções para mares menos agitados, mas normalmente quem costuma passar muitos dias embarcado nas férias ou em viagens longas opta pelas lanchas chamadas Cabinadas com Fly.
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São embarcações com duplo comando que necessitam, dependendo do tamanho, de um ou mais tripulantes para auxiliar no seu manuseio em manobras e outras rotinas durante os passeios.
Esse tipo de conceito projeta normalmente maior confôrto, aproveitando ao máximo os espaços disponíveis, levando em conta o desempenho aliado a esse confôrto, em detrimento natural da economia na navegação.
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Os modelos de 32 a 38 pés são normalmente os mais econômicos, tanto no consumo como nas despesas de hangaragem e manutenção. São os modelos ideais para pequenas familias onde pode ser dispensado o marinheiro nos passeios quando existe uma boa integração dos passageiros com as rotinas de bordo. Muitos proprietários saem dessa faixa para faixas maiores e acabam voltando a ela por verificarem que para a grande maioria dos passeios elas são suficientemente confortáveis.
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As embarcações de 40 pés para cima já utilizam motorização com maior potência para o seu planeio pois se tratam de "grandes lanchas planantes" e como conseqüência, tem em média 12 a 14 Horas totais de navegação contínua com maior consumo o que não permite longas viagem sem o correto planejamento de abastecimento. São as lanchas mais espaçosas, ideais para familias numerosas ou quem costuma receber convidados a bordo para os passeios.
Quanto maiores os motores, maior será a velocidade de deslocamento na
relação pêso/potência (até o limite para o projeto), mas isso implica diretamente no custo por milha navegada bem como no nível de ruido a bordo.
- A embarcação cabinada apresenta um bom nível de acomodações para a família, com suites e cabines com bom pé direito, cozinhas mais completas, geradores e sistemas de ar condicionados, visto que sua capacidade de deslocação de carga é por definição o aproveitamento máximo dos espaços disponíveis.
Seu perfil normalmente inclui o fly bridge que possui a duplicação dos comandos internos para proporcionar a opção de pilotar a lancha com a sensação de uma open cruiser além de ser um grande facilitador nas manobras de atracação com uma boa visão dos bordos.
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Navegação costeira de longa distância ou Internacional (Cruiser Oceânico) |
Exemplos
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Trawler Excel 82 |
Escuna 73 |
Bruce Roberts 43 |
Escuna 113 |
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- A navegação oceânica necessita de embarcações com grande capacidade de navegação contínua, baixo consumo por milha navegada, permitindo cumprir longas distâncias com sua própria tancagem, normalmente categorizados como Trawlers.
Somente essa característica permite as travessias oceânicas ou as grandes pernas de navegação entre portos em regiões onde inexistam pontos de abastecimento.
Apresentam todo o conforto das cruisers mas com a vantagem do baixíssimo consumo por milha navegada.
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São embarcações mais lentas porém seguras e confiáveis, navegam muito bem em cruzeiro com o menor nível de desconfôrto em condições adversas de mar. Existem básicamente dois tipos de cruiser oceânicos, os deslocantes e os semi-deslocantes com motorizações que variam de acôrdo com sua tonelagem de deslocamento e projeto.
- Os deslocantes são os mais lentos porém tem um menor consumo por milha navegada, normalmente utilizando motores diesel entre 300 e 350 HP.
Os semi-deslocantes por terem o design do casco com características de semi-planeio são mais rápidos, equipados com motores diesel entre 450 e 650 HP pois necessitam de mais potência disponível para manter o seu segmento de navegação portanto, apresentando um consumo maior necessitando de maior tancagem para cumprir longas distâncias.
- Os amantes da vela e do silêncio optam invariávelmente pelos Veleiros de Oceano que podem ser muito luxuosos e bem acabados, proporcionando muito confôrto à bordo.
Naturalmente há de se acostumar com a inclinação lateral durante toda a navegação à vela. O futuro velejador deve ter em mente que velejar é antes de tudo um esporte, ou seja, a navegação será silenciosa mas o trabalho à bordo de um veleiro só termina na atracação.
O velejador não pode ter pressa, tem que planejar a viajem por estimativa pois a única certeza é a hora de zarpar, atracar no destino será sempre uma previsão com bastante folga.
O veleiro bem manejado é a embarcação com menor custo por milha navegada mas lembre-se de manter bem mantido um motor que será muito útil nas calmarias e para auxiliar nas chegadas e saídas de marinas e canais, bem como para efetuar manobras de atracação.
- Há também aqueles que apreciam as Escunas que são embarcações normalmente feitas de madeiras nobres como jataipeva e sucupira, muito seguras e com grandes espaços de convés. Existem escunas modelo Clipper de origem européia com o costado alto (para comportar porões de carga) e as modelo Saveiro de costado mais baixo e originárias tradicionalmente do sul da Bahia. As escunas quando providas de bom velame e mastros adequadamente dimencionados pode tal qual os veleiros, cumprir longas distâncias. No passado, as escunas também denominadas Brigs e Tall Ships foram muito utilizadas no transporte e comércio, velejando por todo o mundo. Aqui no Brasil elas são utilizadas normalmente como trawlers navegando por máquina e podendo levar uma grande tancagem de diesel e de agua potável como lastro.
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Pesca Esportiva Oceânica (mar aberto) |
Exemplos
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Mares 45 |
Carbrasmar Fighter 33 |
Davis 50 |
Carbrasmar 41 |
Tecnomarine 43 Bertram |
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- A Pesca Oceânica é um outro departamento, é para quem conhece mar.
Normalmente as lanchas de pesca oceânica são espartanas, ou seja, o conforto é um ítem supérfluo.
Uma lancha de pesca grande pode até aliar conforto com praticidade, mas na maioria dos casos esse não é um detalhe importante.
São projetos mais específicos que apresentam costado alto de proa e baixo de popa, quilha de corte acentuada, casco com cavername reforçado, motores centrais para melhor equilíbrio de navegação podendo dispensar os flaps que podem causar problemas nas manobras rápidas de ré durante a pescaria.
O pescador esportivo de mar aberto tem que optar por uma lancha que seja consagradamente boa de mar e pesca ou seja:
- Uma lancha que possa enfrentar melhor as condições adversas de mar, pois o tempo pode virar em mar aberto e isso não pode ser impecílio para um retorno com a maior segurança possível. Preferêncialmente tem que contar com dois motores pois isso aumenta a confiabilidade no caso de uma pane e ajuda na manobrabilidade durante a pescaria.
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Área de popa rebaixada e livre para a movimentação durante a pesca, sem tapetes, almofadas, loiras de biquini, ou qualquer impecílio à livre movimentação.
- Locais adequados para fixação de varas durante a pescaria, e a instalação adequada de outriggers e downriggers se for o caso.
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Locais adequados para armazenamento de gelo e peixes.
- Bom instrumental de navegação, uma boa sonda fishfinder, de preferência dois GPS pois quem tem um pode não ter nenhum de uma hora para outra, dois bons rádios VHF, e se costumar sair mais de 50 milhas para alto mar, um rádio SSB também é importante por ter alcance de 100 a 5.000 milhas em condições ideais.
Para o pescador envolvido na pescaria as referências visuais deixam de ser importantes e sim onde está o peixe.
- Leia nossa matéria sobre lanchas de pesca na seção de Pesca de Oceano.
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