O mais rápido catamarã da categoria 283 pés de zero a 48,7 knots em 4.8 minutos...

CONDOR EXPRESS - THE FASTER CATAMARAN PASSENGER FERRY

 

O Condor Express é operado pela Condor Ferries na rota entre Poole, Dorset na costa da Inglaterra e Guernsey Jersey nas Ilhas do Canal. Trata-se da mais rápida balsas de carro que já foram construídas no estaleiro Incat em Hobart, Tasmânia.

DESIGN

Condor Express tem um comprimento de 86.26m, e sua boca, com excepção das defensas, é 26m. O feixe de 4.33m casco e da profundidade do ponto médio é 6.75m. Tem uma proa de 3.50m, com uma capacidade de combustível de 61.000 litros. Nos ensaios, o navio atingiu 48,70 nós durante uma corrida de 5 minutos.

Os cascos duplos são construídos a partir aluminio naval 5383H116 com extrusões de liga 6082-T6. Cada um dos cascos duplos é dividido em oito compartimentos estanques (do pique de vante, três compartimentos de vazio, de longo alcance tanque de armazenamento de combustível, dois tanques de combustível de 15.250 litros, juntamente com um tanque adicional para óleo lubrificante e combustível do gerador). Na traseira dos tanques, localizados no casco, são o motor principal e a sala de turbina. A superestrutura de alumínio incorpora montantes de amortecimento anti-vibração.

O Express Condor estabilizadores em T, chapas montadas na embarcação que permitam o ganho de inclinação, rotação e movimentos verticais de ser ajustado de acordo com diferentes condições de mar, as direções das ondas e velocidade. A balsa tem também um sistema de controle marítimo Dynamics instalado com transom ativos, trim e tabs na ré. O navio é maior do que os anteriores, resultando em uma melhora significativa na qualidade de navegação. O o custo total do catamaran foi aumentada em 5 milhões com relação aos navios da classe anterior. No entanto, comprimento real-d'água aumentou de 15 por cento. Isso resulta em uma melhora notável em acelerações registadas no mar aberto, com ondas de alturas de até 4m.

INSTALAÇÕES

Os veículos são alojados no convés principal (garagem de veículos) e dois pavimentos superiores, localizados no proa. Isso permite que a unidade Express Condor tenha um ótimo arranjo de carga e descarga (proa ou popa). Estes três níveis proporcionam capacidade para até 200 carros. A parte traseira do conjunto é reforçado para acomodar até quatro ônibus no lugar de 24 carros.

Existem dois níveis de passageiros, com nível de deck principal ligeiramente levantada ré. As caixas de escada de cada lado da popa e rampas de acesso para a frente a partir do convés de passageiros dos veículos, além de um elevador para deficientes. Passagens sobre as superfícies de convés aberto ré permite que os passageiros embarquem a pé diretamente no nível de alojamento. A capacidade total de passageiros é 776. instalações incluem bar, cinema de longa-metragem, cafetaria self-service, loja de grande porte, instalações de creche e parque infantil. O design de interiores foi encomendado a partir de MBS Project Management. Há duas cúpulas e uma grande clarabóia localizada acima do átrio central.

PROPULSÃO

O Express Condor é alimentado por quatro motores 20 cilindros Ruston RK270 diesel, de 7.080 kW. Cada um motor toca uma turbina Lips waterjet LJ145D montadas na popa e caixas de redução Renk ASL60. A direção, inversão e vectorização do impulso dos bicos de jato de água são realizados por um Lipstronic Jet Control System, que também fornece o sistema de piloto automático. Consumo de combustível é 212g/kWh ou 0.21l por passageiro em condições de cruzeiro de 44 nós. Dois geradores de 230kW Caterpillar estão localizados em cada casco, para fornecer a energia elétrica. Isso alimenta independentemente os quadros principais para fornecer a alimentação CA 415/240V trifásico e distribuição geral.

 

Condor Express has a length of 86.26m, while its overall beam measurement excluding fenders remains at 26m.

Condor Express has a full-width bridge accomodating both the engineer's and navigator's workstations.

Condor Express running at speed.

The Condor Express is powered by four 20-cylinder Ruston RK270 diesel unit rated to develop 7,080kW at 100 per cent MCR.

In trials, the vessel attained 48.70 knots over a 5min run. At full displacement it showed 45.20 knots maximum and 44.08 knots for the two-way average.