Tanque de fibra ou de Inox?
 

É muito comum dizer que tanque de fibra de vidro não é bom porque sofre corrosão pelo combustível da embarcação, mas essa não é bem a verdade.
No caso da gasolina, o tanque "deveria" ser laminado com resina isoftálica de boa qualidade, tendo sua laminação interna final (última manta) com resina epóxi. Se esse procedimento for obedecido, não haverá corrosão.

A corrosão nos tanques de fibra de resina comum é ocasionado pelo ethanol adicionado à gasolina que vai quebrando as moléculas e retirando sistemáticamente a resina solubilizada no alcool.

Essa resina é depositada principalmente nas camaras de combustão e nas válvulas como pode ser visto abaixo.

Esse acúmulo de carbono vitrificado vai corrompendo a vedação das sédes de válvulas e travando as hastes nas guias, ocasionando baixo rendimento, e inclusive empenamento de varetas, desgaste nos comandos, pré ignição, etc.

No caso de motores diesel, os tanques de fibra não representam nenhum problema de contaminação. Tanques em resina isoftálica tem duração ilimitada para diesel.
A vantagem dos tanques de fibra ou polietileno sobre os de inox para o diesel é que eles não provocam condensação de agua por sofrerem pouca influência da variação de temperatura externa.
Com as variações de temperatura externa, o metal provoca a condensação de humidade nas paredes internas "adicionando" agua no diesel sempre que aquece e resfria.

Conclusão:

  • Se você utiliza motores a gasolina (popa ou centro rabeta), o tanque em inox ou polietileno é a melhor solução.
  • Se você utiliza motores diesel não pense em trocar seu tanque de fibra por outro
    de inox pois não estará agregando nada com isso.